5 Tipos de Due Diligence Veja Aqui

Podemos entender o Due Diligence como um levantamento e uma espécie de investigação a respeito de tudo aquilo que possa representar um futuro risco, antes mesmo que um contrato seja firmado.

Como se trata de uma definição bem abrangente, o Due Diligence é dividido em vários tipos, com aplicações mais específicas. Cada um dos 5 tipos apresenta as suas finalidades e procedimentos próprios.

No entanto, de uma forma geral, o Due Diligence serve para que possamos conhecer bem o parceiro comercial com que estamos nos preparando para estabelecer um relacionamento, e conhecer bem o Due Diligence: o que é e como isso pode ajudar minha empresa pode melhorar um pilar importante da sua empresa.

due delince

Características dos 5 Tipos de Due Diligence

1 – Due Diligence de Compliance: o Due Diligence é, sem dúvida, um dos pilares do Compliance. A partir da Lei Anticorrupção, uma empresa pode acabar sendo responsabilizada pelos atos que forem cometidos a seu favor, ainda que não tenha autorizado, ou sequer tenha conhecimento.

2 – Due Diligence de Terceiros: aqui no Brasil, é muito comum a contratação de terceiros para a realização de vários trabalhos. No caso das grandes empresas, por exemplo, há centenas de prestadores de serviços em suas dependências.

Nesse contexto, é muito importante que todos os procedimentos para a realização do Due Diligence estejam previamente estabelecidos, antes mesmo que uma nova relação tenha início.

3 – Due Diligence em Fusão e Aquisições: no momento da realização de uma fusão, ou de uma aquisição, a empresa está disposta a absorver tudo da outra empresa. Apesar de trazer benefícios, é algo que também pode acarretar vários problemas.

No momento da realização de uma Due Diligence, antes que as empresas sejam submetidas ao processo de fusão, são realizadas várias análises, para evitar problemas agora ou no futuro.

4 – Due Diligence Ambiental: essa Due Diligence é feita, geralmente, no momento em que você for se relacionar com uma outra empresa com capacidade de gerar impactos ambientais. Podemos citar as mineradoras como exemplo.

due delince

 

Nesse caso, as consequências por falta de procedimento de emergência, de segurança, pela falta de manutenção, dentre outros, podem ser gravíssimas. E, certamente, você não vai querer ver o nome da sua empresa associada a problemas graves causados por esse tipo de negligência.

Por isso, são anali

sados vários aspectos, como o cumprimento efetivo das leis ambientais, a existência de procedimentos, a contaminação da água e do solo, dentre outros fatores.

5 – Due Diligence Trabalhista: é um tipo de Due Diligence que está ligado a um outro setor dentro da empresa, que é o RH (Recursos Humanos). Normalmente, realiza-se essa inspeção no momento da contratação de funcionários novos. E pode ser feita desde as posições mais baixas da empresa, até as posições mais altas.

Due Diligence Análise

No entanto, é essencial evitar que a inspeção se torne uma discriminação contra o funcionário, para não gerar consultas processos. Um exemplo é verificar se o candidato possui antecedentes criminais.

Esse tipo de solicitação só deve ser feito se o cargo ao qual o candidato está pleiteando, for um cargo que exige bastante confiança. Caso contrário, a empresa corre o risco de ser processada por discriminação.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *